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MECANICA - I

MECANICA BASICA -I -

01. A embreagem, composta basicamente de um disco e um platô, tem como função principal:
a) não acavalar as marchas;
b) Permitir ligar o veículo mais facilmente;
c) Ligar e desligar a força motriz do motor da parte restante da transmissão.
d) Facilitar o funcionamento do motor.

02. A finalidade da suspensão e dos amortecedores é manter a estabilidade do veículo. Quando há desgaste desses itens do veículo:
a) Haverá redução do nível do óleo do sistema de transmissão, provocando travamento do cambio;
b) Poderão provocar o travamento da direção, principalmente em frenagens e curvas;
c) Poderão causar a perda de controle do veículo, principalmente em frenagens e curvas;
d) Poderá ocorrer esvaziamento da agua do radiador, fundido o motor.

03. O condutor, após passar sobre uma via alagada, deve testar a:
a) Embreagem e a eficiência dos freios, acionando os pedais com a máxima pressão;
b) Eficiência dos freios, acionando lentamente o freio de mão;
c) Eficiência dos freios, acionando o pedal com simples toques;
d) Eficiência dos freios, acionando o pedal com a máxima
pressão.

04. A estabilidade do veículo também está relacionada com os pneus. O condutor deve conferir periódica e regularmente:
I – a calibragem pneus;
II – o desgaste dos pneus;
III – a existência de possíveis deformações na carcaça.
É correto o que consta em:
a) I, II e III         b) II             c) I                d) III

05. Ao fazer a verificação do sistema de luzes do veículo, o proprietário notou que, quando acionava a luz indicadora de direção (pisca-pisca) para a esquerda, a luz indicadora de função no painel funcionava compassadamente. Quando acionava para a direita, a luz disparava em velocidade maior. 
A causa mais provável deste problema é que:
a) O comutador de ignição está danificado;
b) O fusível do sistema está queimado;
c) A bateria do veículo está com meia carga;
d) Há uma lâmpada deste sistema queimada.

06. O condutor defensivo deve conhecer o fato de que, em geral, nos veículos sem o sistema ABS de freios, a força de frenagem:
a) Nas rodas dianteiras é menor que nas traseira;
b) E uniforme entre as rodas;
c) E aplicada somente nas rodas dianteiras;
d) Nas rodas traseira é menor que nas dianteira.

07. Considere a ilustração abaixo;


Quando o nível de agua deste tipo bateria de um veículo automotor estiver abaixo do normal, o Motorista deverá:
a) Substituir a bateria por uma nova;
b) Completar com agua destilada;
c) Completar com agua e aditivo;
d) Aumentar a amperagem do regulador.

08. A durabilidade dos pneus é determinada por várias condições, entre elas podemos citar:
a) Usar pneus sem câmara;
b) Comprar o melhor pneu;
c) Trocar a câmara de ar;
d) Realizar o rodizio dos pneus regularmente.

09. Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:
a) Deixar o carro perder velocidade por si só, segurando firmemente o volante e, depois, frear suavemente.
b) Colocar a marcha em ponto morto.
c) Virar o volante para o lado inverso do pneu furado e puxar
o freio de mão.
d) Virar o volante para um lado e para o outro
sucessivamente.

10. A função da bateria é
a) Gerar movimento às rodas;
b) Aumentar a potência do motor;
c) Armazenar e fornecer corrente elétrica;
d) Regular a potência do motor.

11. A calibragem correta contribui para o prolongamento da vida útil dos pneus. Um pneu com pressão excessiva terá desgaste.
a) na lateral interna do pneu em relação à roda
b) nas bordas da banda de rodagem do pneu
c) em ambos os lados do talão de fixação do pneu
d) ao centro da banda de rodagem do pneu.

12. A bomba de agua é um dos componentes do sistema que controla a temperatura do motor. A sua função básica é:
a) Aspirar agua arrefecida pela bateria e fazê-la circular pelas galerias do bloco do motor, para depois voltar ao radiador;
b) Aspirar a agua das câmaras de resfriamento do bloco do motor, fazendo-a circular pelo radiador para esfriar.
c) Aspirar a agua do reservatório de expansão e leva-la ao radiador;
d) Levar a agua do reservatório de expansão até as câmaras de resfriamento do motor.

13) O freio de estacionamento geralmente atua:
a) Nas rodas dianteiras;
b) Na transmissão;
c) Nas rodas traseiras;
d) No eixo carda;
e) Nas quatro rodas.

14) No veículo, periodicamente, deve-se:
a) Verificar a agua do sistema de freios;
b) Lavar os tapetes para evitar ferrugem;
c) Trocar o óleo do radiador;
d) Lavar os pneus, evitando derrapagens;
e) Verificar o nível do óleo do motor.

15) A finalidade da embreagem é:
a) Não deixar o motor morrer;
b) Transmitir progressivamente a potência do motor para a
caixa de câmbio e rodas;
c) Transmitir o movimento do pedal para o engate e
desengate do cambio;
d) Evitar trancos no câmbio;
e) Permitir a redução de velocidade do veículo.

16) É função dos amortecedores:
a) Evitar o atrito dos pneus com o solo;
b) Auxiliar a mudança de direção nas curvas;
c) Reduzir os movimentos bruscos da mola;
d) Aumentar a vida dos pneus;
e) Reduzir a velocidade.

17) Durante uma viagem, ao descobrir que a lâmpada do pisca-pisca está queimada, três motoristas reagem de forma diferente:
Motorista 1: resolve trocar na volta e segue em frente
Motorista 2: deixa para trocar na próxima revisão geral
Motorista 3: procura um auto elétrico para consertar.
O motorista que agiu corretamente foi:
a) O motorista 1;
b) O motorista 2;
c) O motorista 3;
d) Nenhum deles;
e) Os motorista 1 e 2.

18) A circulação da agua no motor e no radiador é forçada:
a) Pelo carburador;
b) Pela bomba d’agua;
c) Pela bomba de óleo;
d) Pela roda d’agua;
e) Pela correia dentada.

19) O sistema que absorve os impactos das rodas com o solo é o de:
a) Direção;
b) Suspensão;
c) Transmissão;
d) Freios;
e) Estrutural.

20) Conforme a posição dos fios das lonas, o pneu pode ser:
a) De tala larga;
b) Radial ou diagonal;
c) Com câmara ou sem câmara;
d) Liso ou para chuva;
e) De perfil alto ou baixo.

21) Ao estacionar o carro numa via urbana pavimentada e plana, o condutor deverá atender, necessariamente:
a) Aos critérios de puxar o freio de estacionamento e deixar o pisca-alerta acionado;
b) Aos critérios de puxar o freio de estacionamento, engatar uma marcha e deixar a direção esterçada;
c) Ao critério de puxar o freio de estacionamento, apenas;
d) Aos critérios de puxar o freio de estacionamento e engatar uma marcha, para maior segurança;
e) Todas as alternativas estão corretas.

22) A finalidade da embreagem é:
a) Possibilitar dificuldades no início do movimento do veículo;
b) Possibilitar o desgaste precoce;
c) Possibilitar um fácil engate e mudança de marchas;
d) Possibilitar uma dificuldade de engate e mudança de marchas.

23) São ciclos do motor:
a) Admissão, volante, explosão e exaustão;
b) Admissão, compressão, explosão e válvulas;
c) Admissão, compressão, anéis e exaustão;
d) Admissão, compressão, explosão e exaustão.

24) O objetivo do sistema de direção hidráulica é:
a) Aumentar o esforço do motorista;
b) Reduzir o esforço do motorista;
c) Reduzir o esforço do passageiro;
d) Reduzir o esforço do pedestre.

25) As lanternas de freio e a lanterna de marcha a ré são equipamentos obrigatórios dos veículos automotores. As cores dessas lanternas devem ser, respectivamente:
a) Vermelha e amarela;
b) Amarela e branca;
c) Vermelha e branca;
d) Branca e vermelha.

26) A energia elétrica que o carro utiliza é fornecida ao carro pela:
a) Carga reservada no acumulador e gerador primário;
b) Bateria, cabos elétricos e bobina;
c) Bateria e pelo dínamo/alternador;
d) Carga gerada no motor do alternador.

27) A energia mecânica produzida pelos motores dos veículos chega nas rodas através do sistema de:
a) Rodagem;
b) Ventilação;
c) Transmissão;
d) Carburação.

28) A transformação da corrente em alta tensão e da produção de centelha, é função respectivamente da:
a) Da bateria e do alternador
b) Do Motor
c) Bobina e das velas
d) Da transmissão

29) O carburador, nos veículos mais modernos, é substituído por:
a) Pressurizador de alimentação
b) Carburador eletrônico
c) Injeção Eletronica
d) Controlado de combustivel

30) Em certo veículo, há dificuldade de engate em todas as marchas, mas apenas com o câmbio frio, Uma das prováveis causas dessa dificuldade poder ser:
a) Alavanca de câmbio torta
b) Alavanca de câmbio travada
c) óleo lubrificante fora de especificação
d) Caixa de cambio sem óleo

31) O condutor deve verificar frequentemente:
a) O nível do óleo do radiador;
b) O nível do fluido da direção hidráulica;
c) O nível de óleo do motor;
d) O nível de agua do sistema de feio.

32) A manutenção preventiva faz parte da direção segura. Sendo assim em relação dos pneus, o condutor deve saber que:
a) os pneus devem ser substituídos quando seus sulcos estiverem com mais de 1.6 sentimentos de profundidade
b) pneus com calibragem abaixo da recomendação do fabricante duram mais
c) quando o veículo está em carga, deve-se usar pneu com calibragem acima da recomendação do fabricante
d) os pneus devem ser substituídos quando seus sulcos estiverem com menos de 1,6 milímetros de profundidade

Quadro de Respostas Mecanica I

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