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SIMULADO MECÂNICA BÁSICA - 03 SIMULADOS


MEC – SIMULADO I    
01. A embreagem, composta basicamente de um disco e um platô, tem como função principal:  
a) não acavalar as marchas;   
b)  Permitir ligar o veículo mais facilmente;   
c)  Ligar e desligar a força motriz do motor da parte restante da transmissão.   
d)  Facilitar o funcionamento do motor.   
   
02. A finalidade da suspensão e dos amortecedores é manter a estabilidade do veículo. Quando há desgaste desses itens do veículo:    
a) Haverá redução do nível do óleo do sistema de transmissão, provocando travamento do cambio 
 b) Poderão provocar o travamento da direção, principalmente em frenagens e curvas;   
c) Poderão causar a perda de controle do veículo, principalmente em frenagens e curvas;   
d) Poderá ocorrer esvaziamento da agua do radiador, fundido o motor.   
   
03. O condutor, após passar sobre uma via alagada, deve testar a:   
a)  Embreagem e a eficiência dos freios, acionando os pedais com a máxima pressão;   
b)  Eficiência dos freios, acionando lentamente o freio de mão;   
c)  Eficiência dos freios, acionando o pedal com simples toques;   
d)  Eficiência dos freios, acionando o pedal com a máxima  
Pressão.   
   
04. A estabilidade do veículo também está relacionada com os pneus. O condutor deve conferir periódica e regularmente
I- a calibragem pneus; 
II- o desgaste dos pneus; 
III- a existência de possíveis deformações na carcaça. 
É correto o que consta em: 
a) I, II e III              b) II              c) I                     d) III  
   
05. Ao fazer a verificação do sistema de luzes do veículo, o proprietário notou que, quando acionava a luz indicadora de direção (pisca-pisca) para a esquerda, a luz indicadora de função no painel funcionava compassadamente. Quando acionava para a direita, a luz disparava em velocidade maior. A causa mais provável deste problema é que:   
a) O comutador de ignição está danificado;   
b) O fusível do sistema está queimado;   
c)  A bateria do veículo está com meia carga;   
d) Há uma lâmpada deste sistema queimada.   
   
06. O condutor defensivo deve conhecer o fato de que, em geral, nos veículos sem o sistema ABS de freios, a força de frenagem:   
a) Nas rodas dianteiras é menor que na traseira;   
b)  E uniforme entre as rodas;   
c)  E aplicada somente nas rodas dianteiras;   
d)  Nas rodas traseiras é menor que na dianteira.    

07. Considere a ilustração abaixo:

Quando o nível de água deste tipo bateria de um veículo automotor estiver abaixo do normal, o Motorista deverá:   
a) Substituir a bateria por uma nova;   
b)  Completar com água destilada;   
c)  Completar com água e aditivo;   
d)  Aumentar a amperagem do regulador.   
   
08. Para remover a bateria de um veículo deve-se:
a) Simplesmente abra o capo e retirar
b) Soltar primeiro o cabo do negativo e depois o do positivo
c) Soltar primeiro o cabo do positivo e depois o do negativo
d) Não sei como proceder para retirar  
   
09. Num estouro ou esvaziamento súbito de um pneu, o condutor deve:   
a)  Deixar o carro perder velocidade por si só, segurando firmemente o volante e, depois, frear suavemente.   
b)  Colocar a marcha em ponto morto.   
c)   Virar o volante para o lado inverso do pneu furado e puxar  
o freio de mão.   
d) Virar o volante para um lado e para o outro sucessivamente.   
   
10. A função da bateria é   
a)  Gerar movimento às rodas;   
b)  Aumentar a potência do motor;   
c)  Armazenar e fornecer corrente elétrica;   
d)  Regular a potência do motor.    
   
11. A calibragem correta contribui para o prolongamento da vida útil dos pneus. Um pneu com pressão excessiva terá desgaste.
a)  Na lateral interna do pneu em relação à roda
b)  Nas bordas da banda de rodagem do pneu
c)  Em ambos os lados do talão de fixação do pneu
d)  Ao centro da banda de rodagem do pneu.
   
12. A bomba de agua é um dos componentes do sistema que controla a temperatura do motor. A sua função básica é:   
a) Aspirar agua arrefecida pela bateria e fazê-la circular pelas
galerias do bloco do motor, para depois voltar ao radiador;   
b)  Aspirar a agua das câmaras de resfriamento do bloco do motor, fazendo-a circular pelo radiador para esfriar.   
c)  Aspirar a agua do reservatório de expansão e leva-la ao radiador;   
d)  Levar a agua do reservatório de expansão até as câmaras de
resfriamento do motor.   
   
13) Todo condutor deve possuir conhecimentos básicos de mecânica a fim de manter o veículo sempre em bom estado e trafegar com segurança, conforme os preceitos da Direção Defensiva. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo: 
I. Folgas no sistema de direção provocam o desbalanceamento das rodas. 
II. A finalidade dos amortecedores é de garantir a eficiência no sistema de direção. 
III. As principais razões de perda de eficiência do sistema de freios são vazamento e nível de fluido baixo, bem como discos, pastilhas e lonas gastos. 
É correto o que consta APENAS em
a) III
b) II
c) I, II e III
d) I
   
14) No veículo, periodicamente, deve-se:   
a) Verificar a agua do sistema de freios;   
b)  Lavar os tapetes para evitar ferrugem;   
c)  Trocar o óleo do radiador;   
d)  Lavar os pneus, evitando derrapagens;   
e)  Verificar o nível do óleo do motor.   
   
15) A finalidade da embreagem é:   
a) Não deixar o motor morrer;   
b)  Transmitir progressivamente a potência do motor para a  
caixa de câmbio e rodas;   
c)  Transmitir o movimento do pedal para o engate e  
desengate do cambio;   
d)  Evitar trancos no câmbio;   
e)  Permitir a redução de velocidade do veículo.   
   
16) É função dos amortecedores:   
a)  Evitar o atrito dos pneus com o solo;   
b)  Auxiliar a mudança de direção nas curvas;   
c)  Reduzir os movimentos bruscos da mola;   
d)  Aumentar a vida dos pneus;   
e)  Reduzir a velocidade.   
   
17) Durante uma viagem, ao descobrir que a lâmpada do pisca pisca está queimada, três motoristas reagem de forma diferente:   
Motorista 1: resolve trocar na volta e segue em frente 
Motorista 2: deixa para trocar na próxima revisão geral
Motorista 3: procura um auto elétrico para consertar.  
O motorista que agiu corretamente foi:   
a) O motorista 1;   
b) O motorista 2;   
c)  O motorista 3;   
d) Nenhum deles;
e)  A motorista 1 e 2.   
   
18) A circulação da agua no motor e no radiador é forçada:  
a) Pelo carburador;   
b)  Pela bomba d’agua;   
c)  Pela bomba de óleo;   
d)  Pela roda d’agua;   
e)  Pela correia dentada.
    
19) O sistema que absorve os impactos das rodas com o solo é o de:   
a)  Direção;   
b)  Suspensão;   
c)  Transmissão;   
d)  Freios;   
e)  Estrutural.   
   
20) Conforme a posição dos fios das lonas, o pneu pode ser:  
a) De tala larga;   
b)  Radial ou diagonal;   
c)  Com câmara ou sem câmara;   
d)  Liso ou para chuva;   
e)  De perfil alto ou baixo.   
   
21) Ao estacionar o carro numa via urbana pavimentada e plana, o condutor deverá atender, necessariamente:   
a)  Aos critérios de puxar o freio de estacionamento e deixar o pisca-alerta acionado;   
b) Aos critérios de puxar o freio de estacionamento, engatar uma
marcha e deixar a direção esterçada;   
c)  Ao critério de puxar o freio de estacionamento, apenas;   
d) Aos critérios de puxar o freio de estacionamento e engatar uma marcha, para maior segurança;   
e)  Todas as alternativas estão corretas.   
   
22) A finalidade da embreagem é:   
a)  Possibilitar dificuldades no início do movimento do veículo
b)  Possibilitar o desgaste precoce;   
c)  Possibilitar um fácil engate e mudança de marchas;   
d)  Possibilitar uma dificuldade de engate e mudança de marchas.   
   
23) São ciclos do motor:  
a)  Admissão, volante, explosão e exaustão;   
b)  Admissão, compressão, explosão e válvulas;   
c)  Admissão, compressão, anéis e exaustão;   
d)  Admissão, compressão, explosão e exaustão.   
   
24) O objetivo do sistema de direção hidráulica é:   
a) Aumentar o esforço do motorista;   
b)  Reduzir o esforço do motorista;   
c)  Reduzir o esforço do passageiro;   
d)  Reduzir o esforço do pedestre.   
   
25O nível de óleo lubrificante do motor deve ser verificado com o motor
a) Quente, mais ou menos dez minutos após ter sido desligado
b) Quente, logo após ter sido desligado
c) Com o motor quente, pois a uma regularidade
d) Com o motor frio em aclive)
   
26) A energia elétrica que o carro utiliza é fornecida ao carro pela:    
a)  Carga reservada no acumulador e gerador primário;   
b)  Bateria, cabos elétricos e bobina;   
c)  Bateria e pelo dínamo/alternador;   
d)  Carga gerada no motor do alternador.   
   
27)  A energia mecânica produzida pelos motores dos veículos chega nas rodas através do sistema de:   
a) Rodagem;   
b)  Ventilação;   
c)  Transmissão;   
d)  Carburação.   
   
28) A transformação da corrente em alta tensão e da produção de centelha, é função respectivamente da:
a) Da bateria e do alternador
b)  Do Motor
c)  Bobina e das velas
d)  Da transmissão
   
29) O carburador, nos veículos mais modernos, é substituído por:
a)  Pressurizador de alimentação
b)  Carburador eletrônico
c)  Injeção Eletrônica
d)  Controlado de combustível
   
30) Em certo veículo, há dificuldade de engate em todas as marchas, mas apenas com o câmbio frio, Uma das prováveis causas dessa dificuldade poder ser:
a) Alavanca de câmbio torta
b)  Alavanca de câmbio travada
c)  Óleo lubrificante fora de especificação
d)  Caixa de cambio sem óleo
 
31)  O condutor deve verificar frequentemente:  
a) O nível do óleo do radiador;  
b)  O nível do fluido da direção hidráulica;  
c)   O nível de óleo do motor;  
d)  O nível de agua do sistema de feio.  
  
32) A manutenção preventiva faz parte da direção segura. Sendo assim em relação dos pneus, o condutor deve saber que:
a) os pneus devem ser substituídos quando seus sulcos estiverem com mais de 1.6 sentimentos de profundidade
b) pneus com calibragem abaixo da recomendação do fabricante duram mais
c) quando o veículo está em carga, deve-se usar pneu com calibragem acima da recomendação do fabricante
d) os pneus devem ser substituídos quando seus sulcos estiverem com menos de 1,6 milímetros de profundidade

33) Ao entrar em uma determinada curva com o veículo, o condutor nota que a luz indicadora do óleo no painel dá umas piscadas. A causa mais provável desse problema é que
a) O nível do óleo do motor está baixo
b) A velocidade muito alta diminui a pressão do óleo
c) Devido a curva a uma descompressão do motor no óleo
d) O nível do óleo do motor está com excesso

34) São componentes básicos que compõem o sistema que controla o aquecimento do motor:
a) Radiador, bomba de água, deposito de expansão do radiador
b) Radiador, arrefecimento, bomba de água
c) Radiador, deposito de expansão do radiador
d) Superaquecimento da expansão de água

35) Ao tentar partir com o veículo, após uma parada em um cruzamento de grande movimento, o motor morre e, ao acionar a partida, o motor gira lentamente, indicando que a bateria está semi descarregada. Para dar a partida, utilizando uma bateria auxiliar, deve-se ligar
a) Um negativo com um positivo e o outro positivo com a carroceria de outro automóvel
b) As baterias em paralelo
c) Se não souber como proceder, pedir reboque do seu veículo para sua casa
d) Troque a bateria
 
MEC – SIMULADO II
01- A manutenção preventiva faz parte da direção segura. O condutor deve saber que é um sinal de problema no sistema de freios:
a)  Baixo nível de fluido no reservatório;
b)  Indicação, no painel, de falha no sistema de arrefecimento;
c)  Falta de estabilidade em curvas;
d)  Baixo nível do óleo do sistema de transmissão.

02- A luz indicadora de carga de bateria no painel de um veículo fabricado a partir de 2000, permanece acesa com o motor em funcionamento. Este dado pode indicar que: a) A bateria está descarregada;
b)   A bateria necessita de manutenção;
c)   O Painel está com problema elétrico;
d)   O alternador e ou regulador de voltagem estão) com problemas.

03- O conjunto da embreagem fica situado no sistema de transmissão e está localizado entre:
a) O motor e o diferencial
b) O volante do motor e a caixa de mudanças
c) Localizada junto ao motor
d) No chassis e motor

04- A finalidade do servo-freio é
a) Exigir mais pressão do motor, para melhorar o seu desempenho
b) Proteger o sistema de freios, diminuindo o desgaste das lonas e pastilhas
c) É um equipamento fundamental das pastilhas
d) Reduzir o esforço do motorista ao pisar no pedal de freio

05- As partes principais de um motor a combustão interna, são:
a) Bielas, velas, mancais e pistões
b) cabeçote, bloco, virabrequim, comando de válvulas, bielas e cárter
c) cabeçote, comando de válvulas, vielas e cambio
d) bloco, válvulas, direção e cambio

06- A estabilidade de um veículo nas retas e curvas é garantida pela manutenção dos seguintes sistemas:
a) de freios e de rodagem
b) de suspensão e de transmissão
c) de transmissão e de direção
d) de direção e de suspensão
 
07- Um componente cuja má condição representa risco potencial de acidente de transito, estando o veículo em velocidade é (são):
a) bateria fraca
b) palheta do limpador do para-brisa ressecada
c) roda trincada
d) rodas desalinhadas

08- Deve-se desligar o motor com o veículo:
a) Parado e desacelerando o motor
b) Parado e o motor em marcha lenta
c) Com o motor em marcha pesada
c) Somente o freio de estacionamento

09- Para o pneu do veículo ficar com a pressão correta, deve ser calibrado:
a) mensalmente
b) semanalmente
c) quando estiver quente
d) quando estiver frio

10-  Considere as seguintes afirmações sobre as normas de conduta no trânsito: I. A conduta dos usuários de vias terrestres é regida por um conjunto de leis, decretos, resoluções e portarias das autoridades de trânsito. 
II. O Código de Trânsito Brasileiro não prevê responsabilidade civil e criminal por ações incorretas realizadas no trânsito. 
III. A legislação de trânsito encontra fundamento na Constituição Federal que é a Lei máxima do país. 
É correto o que se afirmar APENAS em
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II

11- Um veículo com freio a disco na dianteira e com tambor na traseira está com as lonas desreguladas. Essa configuração acarreta o seguinte problema:
a) maior curso do pedal de freio
b) o veículo puxa para o lado no momento da frenagem
c) o veículo fixo esquisito
d) menor curso do pedal de freio

12- Um condutor, trafegando com seu veículo a 90 km/h numa rodovia pavimentada em trecho reto, fica, de repente, sem freios. A atitude correta, nesse caso, é:
a) Reduzir para a segunda marcha, deixar os pês nos pedais da embreagem e freio ao mesmo tempo e puxar com força o freio de mão.
b) Acionar as luzes de emergência (pisca-alerta), buzinar e puxar com força o freio de mão
c) Colocar o câmbio em ponto morto e puxar com força o freio de mão
d) Reduzir as marchas sucessivamente, até chegar à primeira, e puxar o freio de mão suavemente.

13- O Sistema de direção e um dos mais importantes componentes de segurança do veículo e um dos responsáveis pela dirigibilidade. O condutor deve verificar periodicamente o funcionamento correto da direção por meio de profissionais especializados, com o objetivo de:
a) efetuar o balanceamento das rodas, a fim de evitar deformações prematuras do alinhamento das rodas
b) Avaliar se há folgas no sistema de direção que comprometerão a estabilidade do veículo;
c) Efetivar um levam-no das rodas, se há rodas tortas
d) nenhuma das respostas

14- Em um veículo, a mola, os amortecedores e o braço da suspensão compõem o:
a) sistema de suspensão
b) sistema de rodagem
c) sistema de transmissão
d) sistema de freios

15. O condutor de um veículo precisou passar sobre um ponto de alagamento. Em seguida, percebeu que o freio começou a apresentar falhas. Nessa situação, ele deve
a)  Manter a velocidade, pois os freios vão secar mais adiante
b) Para, bombear o pedal do freio várias vezes e seguir para seu destino
c)  Reduzir a velocidade, tentar o freio e, se necessário, sinalizar para parar e procurar socorro.
d) Manter-se tranquilo, reduzindo a velocidade até chegar ao seu destino

16. Manter os sistemas elétricos e eletrônicos do veículo ativos, quando o motor está desligado, é função do(a)
a) bobina
b) sistema de injeção eletrônica
c) bateria
d) correia de transmissão

17. O sistema que tem por função ligar e desligar a força motriz do motor da parte restante da transmissão é o(a)
a) sistema de freios                                            
b) embreagem
c) dínamo                                                                  
d) correia transmissora

18. O sistema cuja manutenção é essencial para se reduzir a velocidade e imobilizar o veículo com segurança é o de
a) iluminação
b) freios
c) direção
d) injeção eletrônica

19. Caso a luz piloto que corresponde à pressão de óleo lubrificante acenda no painel, com o óleo no nível, o motorista deve
a)  Parar o veículo e chamar socorro mecânico
b)  Completar o nível com aditivo a base de etileno glicol
c)  Aumentar a rotação do motor para que o óleo circule
d)  Diminuir a quantidade de óleo no cárter

20. Para evitar o superaquecimento, que instrumento do painel deve ser observado:
a) o velocímetro
b) o conta giros
c) o termômetro
d) o manômetro

21. Alguns motoristas estão tentando apagar o incêndio de um carro com seus extintores:
I-Um extintor está com o ponteiro do medidor de pressão na área vermelha.
II-O jato do extintor está sendo dirigido para a base das chamas.
Li-os motoristas estão usando todos os extintores ao mesmo tempo.
Vi-os motoristas estão fazendo movimentos em forma de leque.
Os extintores que estão sendo usados de forma correta são os descritos em
a) II e IV                                 b) III e IV
c) I, II e III                               d) II, III e IV

22. O que é o Hidro vácuo ou Servo Freio:
a) Auxiliador do sistema de freio hidráulico
b) Auxiliador do sistema de freio mecânico
c) Auxiliador do sistema elétrico
d) Auxiliador do sistema de combustão
23.  O registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo) é equipamento obrigatório para:
a) Os veículos de transportes e condução de escolares, caso possuam mais de vinte lugares
b) Os veículos de transportes de passageiros com mais de dez lugares.
c) Os veículos tipos: ônibus e micro ônibus
d) Os veículos de transportes e ônibus

24. Qual a função das velas de ignição no veículo:
a) Produzir centelhas elétricas(faíscas) para a mistura do ar e óleo
b) Produzir centelhas elétricas(faíscas) para a mistura de ar e agua
c) Realizar a admissão e o escape dos gases da combustão
d) Produzir centelhas elétricas(faíscas) para a mistura de ar e
Combustível

25- Se a luz do manômetro acender no painel, você:
a) continua dirigindo até um posto de gasolina
b) continua até achar um mecânico de confiança
c) para em local seguro e verifica o nível do fluido de freios
d) para em local seguro e verifica o nível do óleo

26. O defeito mais comum no carburador, caracteriza-se por:
a) velas queimadas
b) filtro de ar furado
c) tanque de combustível furado
d) entupimento

27. Equipando seu carro com pneus mais largos do que os originais o condutor ter um veiculo
a) mais bonito                          b) mais econômico
c) menos econômico                d) mais centrado

28. Entre a manutenção necessária do veículo para o controle do nível de poluição atmosférica, destaca-se a verificação da vida útil do:
a) filtro do ar condicionado
b) filtro de ar
c) hidrômetro
d) radiador

29. Os riscos que o veículo pode oferecer estão relacionados:
a) a marca e o modelo
b) a documentação
c) as condições de operação, funcionamento e conservação
d) ao tipo de combustível

30.  Considere o instrumento abaixo:
 
Uso obrigatório
a) Apenas nos veículos articulados e rodoviários;  
b) Em todos os veículos automotores e ciclomotores;  
c)  Apenas nos veículos de transporte de cargas perigosas;  
d) Somente nos veículos de transporte coletivo

31Os sistemas básicos para que um motor a combustão interna funcione, são:
a) De alimentação, de lubrificação, de ignição e de escape=
b) De alimentação, de ignição, de lubrificação, de arrefecimento e de escapamento.
c) Somente de alimentação, injeção eletrônica ou carburador
d) Gasolina somente

32) O nível do fluído de freio de um determinado veículo automotor tem que ser completado todos os dias antes da jornada de trabalho. Nesse caso, pode-se considerar que o consumo é
a) Anormal e o sistema está com vazamento=
b) Normal se o veículo for de tração nas quatro rodas
c) Isso é normal para algumas marcas de veículos
d) Dependendo da marca do óleo, as fabricantes pedem

33) Devemos estar sempre atentos ao painel de instrumentos, caso apareça acesa uma luz de advertência, vermelha. Isto indica:   a) Que o motorista deve parar imediatamente
b) Sinal de anormalidade em algum sistema do veículo=
c) Que o motorista, dependendo da velocidade é normal
d) É sinal de normalidade em função da temperatura

34) Ao estacionar um veículo equipado com transmissão automática, recomenda-se seguir a seguinte sequência de procedimentos:
a) Colocar a alanca em ‘N’, acionar o freio de estacionamento e desligar o motor
b) acionar o freio de estacionamento, colocar a alavanca em ‘P’ e desligar o motor
c) Simplesmente acionar o freio de estacionamento
d) Deixar o veículo desengatado.


MEC – SIMULADO III
01- O controle da temperatura de um motor é realizado pelo sistema de
A) resfriamento ou arrefecimento
B) carburação e ventilação forçada
C) ventilação forçada e freio
D) velas e ventilação circulante

02- Em um veículo automotor, para que os cilindros realizem o ciclo de funcionamento, com um tempo de cada vez, é necessário que ocorra
A) o fornecimento de energia mecânica pela bateria
B) a queima do óleo nos cilindros
C) o funcionamento das válvulas de admissão e de escape
D) o funcionamento da ignição eletrônica e do carburador

03- São componentes básicos que compõem o sistema que controla o aquecimento do motor:
a) válvulas termostáticas, camarás de resfriamento, ventoinha, radiador, bomba de agua, deposito de expansão do radiador
b) válvulas termostáticas, camas de arregimento, velas, radiador, bomba de óleo, deposito de expansão do radiador
c) válvulas termoelétricas, câmaras de resfriamento, ventoinha, radiador, bomba de agua, deposito de expansão do radiador
d) válvulas termostáticas, câmaras frias, ventoinha, reservatório, bomba de agua

04- O nível do liquido de arrefecimento dos veículos fabricados a partir do ano 2000 deve ser completado com uma mistura de agua e:
a) óleo lubrificante
b) etileno glicol
c) agua destilada
d) óleo hidráulico

05- Num veículo automotor a gasolina ou álcool, a eletricidade é responsável principalmente pela:
a) alimentação e partida
b) ignição
c) iluminação
d) ignição e iluminação

06- Ocorre a hidroplanagem ou aquaplanagem quando o veículo
a) tem os pneus cobertos por uma enxurrada
b) derrapa sobre uma camada de óleo na pista
c) passa por um buraco na pista coberto por água da chuva
d) perde a aderência do pneu com o solo, causada por água sobre a pista

07-  A formação adequada da mistura ar-combustível, que vai ser admitida no interior dos cilindros, é função:
a) Carburação ou arrefecimento
b) Alimentação
c) Do pistão
d) Do motor

08 . Para obter maior segurança e economia, prolongamento a vida útil dos pneus radiais de mesmo tamanho, deve-se fazer rodizio a cada:
a) 20.000 km
b) 15.000 km em ‘X’
c) 40.000 km
D). 10.000 km, em pneus do mesmo lado

09- A baixa calibragem dos pneus:
a) reduz sua vida útil
b) aumenta a capacidade de frenagem
c) favorece a estabilidade em curva
d) aumenta sua vida útil

10- A estabilidade de um veículo nas retas e curvas é garantida pela manutenção dos seguintes sistemas:
a) de freios e de rodagem
b) de suspensão e de transmissão
c) de transmissão e de direção
d) de direção e de suspensão

11- No sistema de controle do aquecimento do motor, com sistema de arrefecimento à água, os componentes básicos são
A) válvula termostática, reservatório e alternador
B) termômetro, radiador, água com solução e bomba de expansão
C) bomba-d'água, câmaras de resfriamento e correia de ventilação
D) radiador, bomba-d'água e depósito de expansão do radiador

12- Sobre o estado dos freios e sua relação com a segurança, podemos afirmar que
A) os freios em bom estado de funcionamento eliminam o fenômeno da aquaplanagem
B) com os freios em bom estado, não é necessário descer vias em declive com o veículo engrenado
C) a boa conservação dos freios elimina a necessidade de se manter distância do veículo à frente
D) quanto mais eficientes forem os freios, mais segurança haverá nas frenagens

13- O componente do sistema de alimentação são:
a) Vela e Bobina
b) Bateria e luz
c) Carburador e injeção eletrônica
d) Embreagem e caixa de cambio

14- A velocidade instantânea desenvolvida pelo veículo é indicada no painel pelo
A) termômetro
B) velocímetro
C) hidrômetro
D) conta-giros

15- Os sulcos dos pneus, cuja profundidade mínima é de 1,6 mm, existem para
a) escoar a água em pista molhada e manter o atrito com o pavimento
b) reduzir o volume de ruído produzido pelo atrito do pneu com o pavimento
c) garantir a estabilidade do veículo ao fazer curvas acentuadas em alta velocidade
d) distinguir os diversos tipos e modelos de pneus e de marcas de fabricantes

16-Indique a alternativa que contém sistemas cujo bom funcionamento são vitais para a segurança do veículo em movimento, requerendo providências urgentes do condutor para evitar acidentes
a) freios, catalisador e pneus
b) pneus, rodas e escapamento
c) catalisador, direção e rodas
d) freios, suspensão e pneus

17- Uma situação de risco que pode causar acidentes de trânsito em razão da perda de estabilidade do veículo é (são)
a) ausência de acostamento na via
b) ventos fortes laterais
c) sinalização de trânsito apagada
d) neblina densa


18- O conjunto da embreagem fica situado no sistema de transmissão e está localizado entre
a) o volante do motor e a caixa de mudanças
b) os semieixos e a caixa de transmissão
c) o diferencial e os eixos
d) o motor e os eixos

19- A função do silencioso é
a) aumentar a potência do motor do veículo
b) controlar os níveis de poluentes produzidos pelo motor
c) reduzir ruídos produzidos pelo motor
d) melhorar a queima do combustível no motor

20- O freio, do tipo ABS, torna mais segura a frenagem, pois
a) evita que a roda bloqueie e o veículo derrape
b) aplica força menor nas rodas dianteiras
c) aplica força menor nas rodas traseiras
d) bloqueia todas as rodas simultaneamente

21- Em um motor, os componentes do sistema de alimentação são
a) vela e bobina
b) bomba de ignição e bobina
c) ignição e lubrificação
d) carburador e injeção eletrônica

22-  Qual é o freio a ser acionado quando da imobilização do veículo?
a) freio ABS
b) freio-motor
c) freio de estacionamento (freio de mão)
d) pedal de freio

23- Quando, ao atingir certa velocidade, ocorre trepidação transmitida pelo volante, que condição do veículo deve ser avaliada?
a) o balanceamento do conjunto pneus/rodas
b) a manutenção do sistema de embreagem
c) a manutenção do sistema de refrigeração
d) a manutenção da injeção eletrônica

24- Para reter as impurezas do combustível e manter o bom desempenho do veículo, é necessário assegurar regularmente a troca do filtro
a) de combustível
b) de ar
c) de ar condicionado
d) de óleo

25- No veículo, o sistema de resfriamento ou arrefecimento evita o superaquecimento do
a) ar condicionado
b) pneu
c) motor
d) câmbio

26- A baixa eficiência do sistema de freios do veículo, que é percebida quando o condutor tem de acionar o pedal várias vezes ao frear, é devida
a) ao nível baixo do fluido de freios e à presença de bolhas de ar na tubulação
b) ao mau estado de conservação das rodas e dos pneus
c) ao nível baixo do fluido de freios e a trincas na roda dianteira
d) à presença de bolhas de ar na tubulação e de trincas nas rodas do veículo

27- A luz de indicação de freio no painel do veículo tem como principal função indicar eventuais falhas no sistema, como
a) (falta de água, vazamentos e desgaste de pastilha
b) falta de fluido, vazamentos e desgaste de pastilha
c) falta de óleo no motor e vazamentos
d) falta de óleo no câmbio e vazamentos

28- Freios deficientes exigem maior distância de frenagem, o que pode contribuir para causar um acidente. Uma condição adversa que reduz a eficiência do sistema freio é a seguinte
a) presença de água no fluido de freio
b) disco dentro das especificações do fabricante
c) pastilhas dentro do prazo de validade
d) lonas novas

29- Qual a função das velas de ignição no veículo
a) produzir centelhas elétricas (faíscas) para a mistura de ar e água
b) realizar a admissão e o escape dos gases da combustão
c) produzir centelhas elétricas (faíscas) para a mistura de ar e óleo
d) produzir centelhas elétricas (faíscas) para a mistura de ar e combustível

30- Entre as peças principais (fixas e móveis) de um motor de combustão interna estão as seguintes
a) bloco, cabeçote, piloto do volante do motor e caixa de câmbio
b) bloco, cabeçote, virabrequim e caixa de câmbio
c) bloco, cabeçote, virabrequim e cárter
d) sincronizado, caixa de câmbio e suspensão

31- No sistema de lubrificação, o filtro de óleo tem a função de
a) separar a água do óleo do motor
b) indicar a quantidade do óleo existente
c) fazer circular o óleo do motor
d) reter as impurezas do óleo do motor

32-  No veículo, os impactos na estrutura e em seus ocupantes são evitados pelo sistema de
a) transmissão
b) câmbio
c) suspensão
d) direção

33- Quando o motor falha ou engasga, perdendo o rendimento, estes são indícios de
a) bicos injetores entupidos ou sujos
b) cilindros entupidos ou sujos
c) falta de calibragem dos pneus
d) falta de óleo no motor

34- A centelha elétrica (faísca) que inflama a mistura de ar e combustível, permitindo que ocorra a explosão, é produzida
a) pela bobina
b) pela vela de ignição
c) pelo motor de partida ou motor de arranque
d) pelo alternador

35) Em uma rua há um carro em chamas após colisão frontal com outro veículo. Nesse caso:
a) Se não sabe manusear a esguichar a água, não faça nada
b) Usar o extintor dirigindo o jato para o meio do fogo
c) Empregar, se possível, vários extintores ao mesmo tempo
d) Pegar o extintor e apagar o fogo

36) Um veículo com freio a disco na dianteira e com tambor na traseira está com as lonas desreguladas. Esta configuração acarreta o seguinte problema:
a) O veículo puxa para o lado no momento da frenagem
b) Maior curso do pedal de freio=
c) Menor curso do pedal de freio
d) O veículo puxa para o lado no momento das paradas

37) O sistema de freios desgasta-se com o uso do veículo e tem sua eficiência reduzida. Assim, todo condutor deve realizar a manutenção periódica e preventiva do sistema de freios, e, portanto, deverá inspecionar, somente por meio de profissional habilitado,
a) A falta de fluido de freio, pode ser desfavorável no dia a dia
b) Se o nivel de fluido de freio está abaixo do mínimo recomendado
c) A falta de sulcos dos pneus compromete a dirigibilidade
d) Os discos, pastilhas ou lonas gastas=

38) Ao verificar o nível de óleo do motor, periodicamente, nota-se que houve um pequeno consumo e, aparentemente, não existem vazamentos. Logo devemos entender que
a) Pode haver vazamentos internos no motor que não aparecem externamente
b) Deve-se mandar desmontar o montar para descobrir esse problema
c) Em algumas marcas isso é normal, pois ate o próprio fabricante do veículo especifica no manual um pequeno consumo por quilometro rodado=
d) Nesse caso é problemas de velas queimadas


39) Em relação à manutenção preventiva dos pneus, o condutor deve saber que:
a)os pneus com calibragem abaixo da recomendação do fabricante duram mais
b)os pneus devem ser substituídos quando seus sulcos estiverem com mais de 1,6 milímetros de profundidade
c)os pneus devem ser substituídos quando seus sulcos estiverem com menos de 1,6 milímetros de profundidade
d)pneus um pouco murchos gastam menos combustível

40) Para maior vida útil da suspensão e dos pneus, o condutor defensivo deve saber que, quando :
a) O veículo estiver parado, deve deixar sempre as rodas alinhadas com o meio fio
b) For inevitável passar por um buraco, deve acionar o freio com pouca pressão
c) Deixar o veiculo parado sempre na faixa de pedestre
d) Deixar o veiculo a um metro do meio fio

41) A formação adequada da mistura ar-combustivel, que vai ser admitida no interior dos cilindros, é função do sistema de:
a) Alimentação
b) Ignição
c) Vela
d) Bobina

42)  O próprio condutor poder observar o funcionamento de seu veículo, seja pelas indicações do painel ou por uma inspeção visual simples. Assim, qualquer condutor pode inspecionar:
I. o nível de óleo do motor, de freio e de direção hidráulica, observando os respectivos reservatórios; 
II. nos veículos refrigerados a água, deve-se observar o nível do reservatório de água do radiador;
III. o funcionamento dos faróis, verificando visualmente se todas a luzes estão acendendo quando acionadas;
IV. as folgas do sistema de direção, desmontando e fixando o mecanismo de direção.
É correto o que consta APENAS em
a) I, II e III=
b)III e IV
c) II e III
d) I e III

43) A manutenção preventiva faz parte da direção segura. Sendo assim, se as lanternas de posição de um automóvel estiverem queimadas, ao trafegar durante o período noturno
a) Poderá comprometer o reconhecimento da presença ou aproximação do veículo pelos demais usuários da via=
b) Os outros veículos e demais usuários da via não perceberão a intenção de mudança de direção
c) Não tem problema algum, poderá ser trocado, quando for na oficina
d) Não é infração de transito

44) Certo condutor, após colisão, observou que havia amassamento de duas das rodas do veículo. Solicitou, portanto, avaliação profissional, pois sabia que tais amassamentos poderiam comprometer:
a) A simetria dos pneus
b) A fixação das rodas ou ocasionarem perda de ar e vibrações=
c) Problema de alinhamento das rodas
d) As vibraçoes nas rodas

45) Todo condutor deve possuir conhecimentos básicos de mecânica a fim de manter o veículo sempre em bom estado e trafegar com segurança, conforme os preceitos da Direção Defensiva. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo
I. Folgas no sistema de direção provocam o desbalanceamento das rodas. 
II. A finalidade dos amortecedores é de garantir a eficiência no sistema de direção. 
III. As principais razões de perda de eficiência do sistema de freios são vazamento e nível de fluido baixo, bem como discos, pastilhas e lonas gastos. 
É correto o que consta APENAS em
a) I, II e III
b) II
c) I
d) III

GABARITO DOS SIMULADOS

Quadro de Respostas -I
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Quadro de Respostas -II
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AQuadro de Respostas -III
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Quadro de Respostas -III
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36-B 37-D 38-C 39-C 40-A 41-A 42-A 43-A 44-B 45-D

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