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SIMULADO MECANICA BASICA - SIMULADO


MEC – SIMULADO 3
01) Em uma rua há um carro em chamas após colisão frontal com outro veículo. Nesse caso, recomenda-se
a) Não se envolver no incêndio
b) Empregar, se possível, vários extintores ao mesmo tempo.
c) Jogar o conteúdo do extintor aos poucos
d) Remover o veículo para não incendiar outros veículos

02) Os sistemas de transmissão mais comuns, são o mecânico e o automático. No mecânico, as marchas são selecionadas:
A) Pela rotação do motor e pelas mãos do condutor
b) Manualmente
c) Pela embreagem
d) Pelo condutor do veículo manualmente

03) O controle da temperatura de um motor é normalmente feito, nas camarás de resfriamento, por um sistema que faz circular:
a) Agua da bateria
b) Circular o óleo hidráulico
c) A Agua pressionada por uma bomba
d) A agua da transmissão

04) O consumo de óleo dos motores atuais pode variar, chegando até a 1,0 litro/1000 km, dependendo do estado do motor e da forma de dirigir. Portanto, o nível de óleo deve ser verificado periodicamente. Após executar o procedimento recomendado pelo fabricante do veículo para verificação, analisando as situações de nível de óleo nas varetas representadas abaixo, o óleo de motor deve ser completado com urgência para a situação
a) A.
b) D / E
c) B / A
d) E

05) O sistema de arrefecimento é um sistema pressurizado que permite
a) Favorecimento na troca de calor pelo radiador e bloco do motor
b) Maior temperatura de ebulição do liquido.
c) Menor temperatura de ebulição do liquido
d) resfriar a temperatura do transmissão

06) O próprio condutor poder observar o funcionamento de seu veículo, seja pelas indicações do painel ou por uma inspeção visual simples. Assim, qualquer condutor pode inspecionar:I. O nível de óleo do motor, de freio e de direção hidráulica, observando os respectivos reservatórios; 
II. Nos veículos refrigerados a água, deve-se observar o nível do reservatório de água do radiador
III. O funcionamento dos faróis, verificando visualmente se todas a luzes estão acendendo quando acionadas
IV. As folgas do sistema de direção, desmontando e fixando o mecanismo de direção.
É correto o que consta APENAS em
a) III e IV
b) II e III
c) I, II e IV
D) I, II e III.

07) A maioria dos fabricantes de automóveis recomendam a substituição do fluido de freio a
a) Sempre que forem substituídas as pastilhas e lonas
b) A cada um ano ou 10.000 km.
c) A cada 5.000 km
d) Completar de acordo com a necessidade

08) Quando a luz indicadora de carga da bateria acender, no painel pode ser sinal que:
a) A correia que liga o alternador ao motor, rompeu-se.
b) O Alternador está carregando a bateria
c)  É sinal que a bateria está fraca
d) Problema elétrico

09) A estabilidade de um veículo em deslocamento, nas retas e curvas, é uma das funções dos sistemas de:
a) Freios, transmissão e pneus
b) Direção e de suspensão.
c) Transmissão e suspensão
d) Cambio e embreagem

10) A função de reduzir as oscilações bruscas da(s) mola(s) de suspensão é:
a) Das barras estabilizadores
b) Dos amortecedores
c) Dos freios
d) Da Direção

11) Todo condutor deve possuir conhecimentos básicos de mecânica a fim de manter o veículo sempre em bom estado e trafegar com segurança, conforme os preceitos da Direção Defensiva. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo: 
I. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com o balanceamento das rodas. 
II. Veículo 'puxando' para um dos lados indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção. 
III. A função dos sulcos dos pneus é de garantir a estabilidade do veículo, em caso de freada intensa.
É correto o que consta em
a) I, II e III
b) II e III
c) I e II.
d) III

12) O condutor deve se manter alerta em relação ao correto funcionamento do veículo para trafegar com segurança. Assim, deve saber que vibrações do volante indicam possíveis problemas com
a) O balanceamento das rodas.
b) A banda de rodagem dos pneus
c) Problema na suspensão
d) Que o rodado está com problemas

13) Ao verificar o nível de óleo do motor, periodicamente, nota-se que houve um pequeno consumo e, aparentemente, não existem vazamentos. Logo devemos entender que
a) Pode haver vazamentos internos no motor que não aparecem externamente
b) O motor está com problemas
c) Em algumas marcas isso é normal, pois até o próprio fabricante do veículo especifica no manual um pequeno consumo por quilometro rodado.
d) Tem que trocar o veículo.

14) Os sistemas básicos para que um motor a combustão interna funcione, são:
a) De alimentação, de ignição, de lubrificação, de arrefecimento e de escapamento.
b) De alimentação, de lubrificação, de ignição e de escape
c) De alimentação, de injeção eletrônica, combustão e escapamento
d) De admissão, compressão, combustão, explosão e escapamento

15) Durante o percurso, você nota que o veículo 'pula' muito quando passa em ondulações. Como você já havia calibrado os pneus, deduz que o defeito está sendo causado por
a) Uma mola da suspensão quebrada
b) A suspensão está quebrada
c) Amortecedores defeituosos.
d) A falta de óleo nos freios hidráulicos

16) Num veículo automotor a gasolina ou a álcool, a eletricidade é responsável principalmente pela:
a) Iluminação e acessórios
b) Ignição e iluminação
c) Alimentação e ignição
d) Ignição e partida

17) O controle da temperatura de um motor é realizado pelo sistema de
a) resfriamento ou arrefecimento
b) carburação e ventilação forçada
c) ventilação forçada e freio
c) velas e ventilação circulante

18) Em um veículo automotor, para que os cilindros realizem o ciclo de funcionamento, com um tempo de cada vez, é necessário que ocorra
a) o fornecimento de energia mecânica pela bateria
b) a queima do óleo nos cilindros
c) o funcionamento das válvulas de admissão e de escape
d) o funcionamento da ignição eletrônica e do carburador

19) São componentes básicos que compõem o sistema que controla o aquecimento do motor:
a) válvulas termostáticas, camarás de resfriamento, ventoinha, radiador, bomba de agua, deposito de expansão do radiador
b) válvulas termostáticas, camas de arregimento, velas, radiador, bomba de óleo, deposito de expansão do radiador
c) válvulas termoelétricas, câmaras de resfriamento, ventoinha, radiador, bomba de agua, deposito de expansão do radiador
d) válvulas termostáticas, câmaras frias, ventoinha, reservatório, bomba de agua

20) O nível do liquido de arrefecimento dos veículos fabricados a partir do ano 2000 deve ser completado com uma mistura de agua e:
a) óleo lubrificante
b) etileno glicol
c) agua destilada
d) óleo hidráulico

21) A formação adequada da mistura ar-combustível, que vai ser admitida no interior dos cilindros, é função:
a) Carburação ou arrefecimento
b) Alimentação
c) Do pistão
d) Do motor

22) Para obter maior segurança e economia, prolongamento a vida útil dos pneus radiais de mesmo tamanho, deve-se fazer rodizio a cada:
a) 20.000 km
b) 15.000 km em ‘X’
c) 40.000 km
d) 10.000 km, em pneus do mesmo lado

23) A baixa calibragem dos pneus:
a) reduz sua vida útil
b) aumenta a capacidade de frenagem
c) favorece a estabilidade em curva
d) aumenta sua vida útil

24) No sistema de controle do aquecimento do motor, com sistema de arrefecimento à água, os componentes básicos são
a) válvula termostática, reservatório e alternador
b) termômetro, radiador, água com solução e bomba de expansão
c) bomba-d'água, câmaras de resfriamento e correia de ventilação
d) radiador, bomba-d'água e depósito de expansão do radiador

25) Sobre o estado dos freios e sua relação com a segurança, podemos afirmar que
a) os freios em bom estado de funcionamento eliminam o fenômeno da aquaplanagem
b) com os freios em bom estado, não é necessário descer vias em declive com o veículo engrenado
c) a boa conservação dos freios elimina a necessidade de se manter distância do veículo à frente
d) quanto mais eficientes forem os freios, mais segurança haverá nas frenagens

26) O componente do sistema de alimentação são:
a) Vela e Bobina
b) Bateria e luz
c) Carburador e injeção eletrônica
d) Embreagem e caixa de cambio

27) Os sulcos dos pneus, cuja profundidade mínima é de 1,6 mm, existem para
a) escoar a água em pista molhada e manter o atrito com o pavimento
b) reduzir o volume de ruído produzido pelo atrito do pneu com o pavimento
c) garantir a estabilidade do veículo ao fazer curvas acentuadas em alta velocidade
d) distinguir os diversos tipos e modelos de pneus e de marcas de fabricantes

28) Indique a alternativa que contém sistemas cujo bom funcionamento são vitais para a segurança do veículo em movimento, requerendo providências urgentes do condutor para evitar acidentes
a) freios, catalisador e pneus
b) pneus, rodas e escapamento
c) catalisador, direção e rodas
d) freios, suspensão e pneus

29) Uma situação de risco que pode causar acidentes de trânsito em razão da perda de estabilidade do veículo é (são)
a) ausência de acostamento na via
b) ventos fortes laterais
c) sinalização de trânsito apagada
d) neblina densa

30) A função do silencioso é
a) aumentar a potência do motor do veículo
b) controlar os níveis de poluentes produzidos pelo motor
c) reduzir ruídos produzidos pelo motor
d) melhorar a queima do combustível no motor

31) O freio, do tipo ABS, torna mais segura a frenagem, pois
a) evita que a roda bloqueie e o veículo derrape
b) aplica força menor nas rodas dianteiras
c) aplica força menor nas rodas traseiras
d) bloqueia todas as rodas simultaneamente

32) Quando, ao atingir certa velocidade, ocorre trepidação transmitida pelo volante, que condição do veículo deve ser avaliada?
a) o balanceamento do conjunto pneus/rodas
b) a manutenção do sistema de embreagem
c) a manutenção do sistema de refrigeração
d) a manutenção da injeção eletrônica

33) Para reter as impurezas do combustível e manter o bom desempenho do veículo, é necessário assegurar regularmente a troca do filtro
a) de combustível
b) de ar
c) de ar condicionado
d) de óleo

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